17.9.15

Grooming: De repente 30 - cuidados e dicas para retardar o envelhecimento da pele

author photo
Cuidar da pele não é apenas uma questão de vaidade, mas primordial para sua saúde. Porém, quando esses cuidados precisam ser reforçados para retardar o envelhecimento da pele?  Será que só devo me preocupar quando chegar aos 30 anos? 


Foi com essas perguntas que o Noisemaker bateu um papo com a doutora Danielle Aguiar, que é especialista em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Dra. Danielle da Clínica Paula Bellotti, no Rio de Janeiro.

A médica já abriu nosso papo reforçando sobre o uso diário de filtro solar, “o uso do filtro solar é primordial em todos os pacientes desde a infância.” O fator mínimo deve ser de pelos menos FPS 15 e caso você fique exposto ao sol mais tempo utilize FPS 30, afirmam os especialistas. 

[Lucca Koch]: Dra. Daniele existe alguma idade especifica para os homens começaram a adotar o uso diário de cremes faciais? 

[Dra. Danielle Aguiar]: Homens e mulheres envelhecem de forma semelhante. Mas os homens mantêm os níveis de androgênios e estrogênios estáveis por mais tempo (a andropausa é mais tardia que a menopausa). Com isso, a perda de colágeno é menos intensa. Claro que muitos outros fatores influenciam como o tabagismo, a radiação ultravioleta, a poluição, o estresse e a alimentação. Eu diria que homens de pele e olhos claros podem começar a usar um bom creme para a área dos olhos e rosto a partir de 28/30 anos, pois contraem mais os olhos e estão mais sujeitos aos efeitos nocivos do sol. A musculatura da mímica facial é bem mais forte nos homens do que nas mulheres. Por isso, os pés de galinha costumam aparecer antes. Já pacientes de fototipos mais elevados podem começar aos 32-35 anos.

[Lucca Koch]: Os homens que estão chegando aos 30 anos precisam ter algum cuidado especial? 

[Dra. Danielle Aguiar]: Sim, é importante que seja feito o uso correto do protetor solar, assim como uma boa limpeza duas vezes ao dia, com gel de limpeza específico para evitar excesso de oleosidade e posterior surgimento de cravos e espinhas. 

E a limpeza de pele, que algumas clínicas oferecem, existe uma idade que é mais indicada? E quantas vezes devem ser realizadas?

[Dra. Danielle Aguiar]: A limpeza de pele serve para a extração de comedões abertos e fechados (são os famosos cravos). A partir da puberdade, já é possível realizar a limpeza caso haja indicação. A frequência vai depender de alguns fatores, como a quantidade de cravos e se o paciente está em tratamento ou não. Uma vez por mês é aceitável, mas indivíduos que estão tratando a pele e se submetendo a peelings químicos, as sessões de limpeza podem ser espaçadas, de dois em dois, três em três meses ou até mais. Tudo depende do grau da acne do paciente. 

Quais são os primeiros procedimentos mais eficazes para retardar o envelhecimento da pele?

[Dra. Danielle Aguiar]: O uso de filtro solar é o primeiro e mais importante passo para um tratamento preventivo. 

Daniele, você fala muito no tipo de pele, mas eu como leigo tenho como saber qual é  o meu tipo?

[Dra. Danielle Aguiar]: Peles oleosas e ressecadas (que são os extremos) são facilmente identificadas. O meio termo é mais difícil. Se o paciente, às vezes, apresenta vermelhidão e sensibilidade (como ardência e ressecamento), recomendo procurar sim um dermatologista. Pois se automedicar pode gerar alergia ou irritação na pele.

O Noisemaker tem uma ligação muito grande com a noite, ou seja, dormimos pouco e sempre rola aquele evento em cima da hora. Como eu faço para as orelhas tomarem aquele “chá de sumiço”?

[Dra. Danielle Aguiar]: Cremes com efeito "Cinderela" (ou seja, que promovem efeito lifting e preenchedor suaves) são boas pedidas para casos de bolsas. Nos casos de olheiras escuras, recomendo compressas com máscaras de gelo ou chá de camomila gelado antes de eventos, numa tentativa de contrair os microvasos e melhorar um pouco a coloração arroxeada.

Para encerrar, caso eu fosse montar um kit básicos de cremes para serem usados diariamente, quais tipos de produtos você indicaria?

[Dra. Danielle Aguiar]: Gel ou barra para limpeza facial, filtro solar e um texturizador cutâneo (produto coringa que estimula renovação celular de forma moderada sem irritar tanto a pele, possibilitando o barbear e aumentando a adesão ao tratamento). 

----- KIT BÁSICO DO NOISEMAKER -----

Danielle ainda alerta sobre o uso de cremes, “os produtos prescritos pelo dermatologista são selecionados de acordo com o tipo de pele e cada necessidade”. Ou seja, antes de se aventurar, procure um especialista. 


* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. 
Procure seu médico! *
Proxima Proxima
Anterior Anterior

GUIA DE COMO SE VESTIR