4.11.15

Grooming: Os principais cuidados com a pele ao praticar esportes

author photo
O Noisemaker vem montando um verdadeiro guia em relação ao “projeto verão”, pois nunca é tarde para você começar a fazer algum exercício e no final o que realmente interessa é manter-se saudável. Já apresentamos aqui dicas de estilo, os cuidados com os cabelos e agora chegou um ponto muito importante: a pele. Você sabia que durante a prática esportiva estamos sujeitos a uma série de dermatoses, micoses e alergias na pele? 


Sobre isso, bati um papo com a Dra. Letícia De Chiara, da Clínica LeDerme, que é especialista na área pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Acredito que a principal dúvida é se existe algum tipo de ritual para prevenir futuros problemas com pele para quem pratica esportes?

Manter a pele do rosto sempre limpa para que não haja obstrução dos poros e o fluxo do suor não seja prejudicado.” E mais importante ainda é “o uso de roupas e tênis adequados que evitem o atrito, o acúmulo de calor e umidade no corpo, os quais favorecem a proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, o aparecimento de infecções cutâneas. Essas dermatoses também podem ser transmitidas por contato direto com outro atleta ou através de equipamentos esportivos contaminados”.

E a Dra. Letícia ainda alerta aos esportistas que aderem aos exercícios ao ar livre é o uso sempre de filtro solar já que ele evita o envelhecimento precoce e câncer de pele. “Vale sempre consultar o dermatologista para que ele informe qual o melhor produto e o FPS mais indicado para cada tipo de pele”, afirma Letícia que ainda completa, “existem filtros específicos para a prática de exercícios outdoor, que têm alto FPS e são resistentes a água e suor, além de apresentarem melhor espalhabilidade em áreas com pelos, evitando que a área fique esbranquiçada”.

Outra dica muito importante é para os frequentadores de parques aquáticos. "O uso de chinelos é um item obrigatório para evitar o aparecimento de fungos nos pés e unhas", explica a doutora.

Qual seria ritual básico que os homens devem adotar pré e pós-treino?

No pré-treino deve-se fazer a higiene adequada da pele, pois o suor pode ajudar a carrear microorganismos de uma parte para a outra do corpo. Recomenda-se também o uso de roupas leves e arejadas, compatíveis com o clima. E, finalmente, a proteção solar para os adeptos de atividade ao ar livre. Já no pós-treino, vale o cuidado de tirar logo as roupas úmidas de suor para evitar o aparecimento de micoses e alergias na pele”, aconselha Letícia.

O que NUNCA deve ser usado antes de um treino?

Nunca deve-se usar cosméticos na pele como maquiagem, perfume ou medicamentos como ácidos, por exemplo, pois em contato com o suor, eles podem provocar alergias e irritações na pele”, finaliza a Dra. Letícia De Chiara, da Clínica LeDerme.

O NOISEMAKER INDICA:

Para quem pratica esportes e está procurando novidades no mercado.



Todo o conteúdo desse post foi escolhido sem nenhum vínculo comercial.
Proxima Proxima
Anterior Anterior

GUIA DE COMO SE VESTIR