11.1.16

Festa do Bolinha - A atemporal estampa de Poá no guarda-roupa masculino

author photo

Existem algumas teorias sobre a popularização da estampa de Poá (também conhecida como “polka dots”), uma delas que é ela surgiu no século XIX quando os imigrantes do leste europeu chegaram a América e junto com eles trouxeram o ritmo musical conhecido como polka, que acabou inspirando uma padronagem em tecidos em forma de homenagem aquela dança alegre. Outros afirmam que na verdade o desenho só ficou famoso após Walt Disney criar Minnie Mouse e sua saia e laço de bolinhas. Independente das versões, a “festa do bolinha” é um sucesso também para homens, seja em camisas, camisetas, ternos, gravatas e até meias.


Ao longo da história vimos ela ser reinterpretada de diversas maneiras, tento ficado mais popular nos anos 50. Mais recentemente a Adidas trouxe o Poá para seu mundo esportivo em estampas grandes, em cores como azul, cinza e amarelo. A tendência, que hoje já é um clássico no guarda-roupa, está também presente no verão 2016 e ser manterá firme e forte no próximo inverno.

Como ícone desse universo, posso citar ainda o trabalho da japonesa Yayoi Kusama que possui transtorno obsessivo por pontos e bolas. A artista já trabalhou para nomes como Andy Warhol, Joseph Cornell e Donald Judd e em 2012 criou uma coleção para a Louis Vuitton, na época sob responsabilidade do Marc Jacobs.


DICAS PARA A FESTA DO BOLINHA:

- Por ser uma padronagem chamativa mescle com peças em cores neutras e básicas.

- Se você quiser combinar com peças que tragam outras estampas, como linhas, tenha aquele bom senso fashion e adote sempre o mesmo (ou semelhante) padrão de cores.


Proxima Proxima
Anterior Anterior

GUIA DE COMO SE VESTIR