6.6.16

Está na hora de escolher o perfume perfeito para você

author photo
Guia básico sobre Colônias, Eau de Toilette e Parfum.


Você sabia que o Brasil é o país que mais consome perfume no mundo? Porém uma pesquisa afirma que 80% dos homens não utilizam nenhuma fragrância em seu dia-a-dia por não saberem escolher o melhor cheiro que combina ao odor natural do corpo. Realmente isso é assunto muito complicado que vai depender de você testar os inúmeros produtos - só em 2012 foram produzidos 1,3 mil novos produtos - que se encontram no mercado para achar o seu perfume “perfeito”. Para tentar te ajudar, hoje monto um pequeno guia de fragrâncias e marcas...

As fragrâncias são ótimas aliadas para...

- Aumentar o grau de atratividade.
- Aumentar o seu estado de confiança.
- Reduzir níveis de estresse.

No mercado hoje encontramos principalmente três categorias de produtos:

Colônia: costumam ser mais frescas e leves, possuem curta duração, normalmente 2 horas.

Eau de Toilette: são hoje os mais comuns no mercado e podem durar de 8h até 10 horas no seu corpo.

Parfum: eles são possuem as essenciais mais concentradas, chegando de 20% a 30%, ou seja, são mais fortes e ligeiramente oleosos. Sua duração é de até 24 horas. Alerta: são mais caros!

As fragrâncias são divididas em três ciclos, conhecidos como notas:

Nota de topo: a nota superior ou básica é que atinge o nariz primeiro e possuem aroma leves.

Nota médica ou coração: aqui os aromas são mais pesados, boa parte deles florais e são eles que dão a fragrância seu cheiro característico. 

Nota de base ou fundo: são as notas que vão determinar o tempo da fragrância na sua pele. Os fundos mais típicos são ousados sendo extraídos do sândalo, baunilha, alcatrão, couro, tabaco e almíscar.

COMO ESCOLHER O PERFUME CERTO:

Não é muito indicado deixar que outra pessoa recomende o seu perfume, uma vez que as fragrâncias se modificam em contato com a pele devido o odor natural que cada um nós possui. Então compras pela internet, sem experimentar, não é um bom conselho. 

Para testar o produto na loja borrife um pouco em cada pulso e na parte interna do cotovelo. O ideal é tentar no máximo quatro fragrâncias de cada vez, intercalando-as com grãos de café, que irão atualizar seu paladar.

Um erro que com certeza você, eu e todo mundo comente: evite usar aquelas tiras de papel fornecido pelas lojas, pois ali ficará apenas a nota de topo, que não é necessariamente o cheiro que caracteriza o perfume ao longo do dia. 

Mas como vou descobrir se realmente aquele perfume é para mim? Os perfumistas aconselham esperar até 30 minutos para se ter certeza se te agrada ou não. Por isso, ande pela loja e de esse intervalo. 

Um bom perfume costuma ter uma vida útil de três a cinco anos quando armazenados em ambientes escuros e secos, armários são ótimos, de preferência dentro da caixa original. Guardá-los no banheiro o produto acabará sofrendo algumas alterações como temperatura, umidade e iluminação. Por isso, evite!

AS MARCAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL:


APLICANDO O PERFUME:

Os lugares mais indicados para borrifar são pulso, que irá “empurrar” o perfume ao longo do dia assim como o tórax, pescoço e ombro, que são as partes mais quentes do seu corpo.

NUNCA ESFREGUE! Si, você leu direito, borrife e não esfregue o produto em seu corpo. Tal ato acaba quebrando as moléculas da fragrância e deixando o aroma mais fraco.

Aquele conselho “passe o perfume no ambiente e passe andando” é a maior mentira que já te contaram. 

Colocar na roupa? Nem pensar, o álcool é capaz de acabar manchando sua peça favorita. 

Menos é mais! Aplique com moderação.

Todo o conteúdo desse post foi escolhido sem nenhum vínculo comercial.

Proxima Proxima
Anterior Anterior

GUIA DE COMO SE VESTIR