20.9.16

Calça cáqui: um olhar minimalista para o verão 2017

author photo
Um guia rápido e pratico sobre a versatilidade dessa peça que combina com altas temperaturas.


Essa primavera/verão que está se aproximando como vocês podem já ter notado será marcada por cores mais sóbrias. O cinza, o preto e o branco são os padrões de cores mais fáceis de serem combinados seja entre si ou mesmo com outras peças e dentro dessa versatilidade temos ainda o cáqui, que aparece principalmente em calças casuais e infelizmente algumas pessoas acabam torcendo o nariz. Essa cor é altamente funcional, elegante e traz certo frescor ao look.

MAS QUAL É A ORIGEM DA CALÇA CÁQUI?

A palavra cáqui deveria do persa khak que significa pó e khaki vem de empoeirado ou cor de terra. E a calça se mistura a essa origem já que os registros nos levam para 1848, a região que hoje é conhecida como Paquistão, onde as tropas inglesas usavam como uniforme um casaco de lã vermelho escarlate com calças brancas. Como essa camuflagem não funcionava muito bem para o local, Sir. Henry Lumsden, responsável pelos soldados, ordenou que sua tropa usasse apenas calças de pijama tingidas de corante de mazari, uma planta local que tinha uma coloração próxima da terra. Com o passar dos anos/séculos os homens rapidamente incorporou aquela peça e cor em seu dia a dia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CÁQUI E CHINO?

Muitas pessoas acabam se confundindo entre essas duas peças já que ambas podem se referir a um tipo de calça casual feitas em tecido de sarja de algodão. Tecnicamente “cáqui” é apenas a cor e chino é um estilo de calça.

DICAS DE COMO USAR?

O cáqui é fácil de ser usado, assim como a tradicional calça jeans azul, porém com algumas vantagens: serem mais leves, macias, confortáveis e principalmente mais frescas. É quase impossível você criar combinações erradas ao apostar em uma calça cáqui, mas alguns cuidados são importantes:

- Se o seu tom de pele é muito próximo ao cáqui escolha peças com tons mais escuros até você dar aquela caprichada no bronzeado.

- Contraste diferentes tecidos. Aposte no algodão, na malha e até mesmo no linho.

- Para não criar muito volume e acabar dando sensação que você engordou, aconselho escolher as calças com apenas quatro bolsos, dois na parte da frente e dois atrás.

- Os acessórios são bem-vindos sempre, como a ideia é criar um olhar mais minimalista aposte nas peças com menos brilho e formas mais simples, como relógios com pulseira de couro e óculos de sol com armação de tartaruga.

COMBINAÇÕES CLÁSSICAS:

O cáqui, como já disse, combina com todas as outras cores, mas algumas combinações são mais tradicionais como azul marinho e todos os tons terrosos como o marrom, o oliva e o vermelho tipo tijolo.

CASUAL + FORMAL:

Como essa é uma calça casual se você quiser trazer certa "formalidade" ao look indico usar peças de alfaiataria como um blazer, cinto de couro e sapato de camurça ou um estilo Oxford.

MURAL DE INSPIRAÇÃO:

0 comentários


EmoticonEmoticon

Proxima Proxima
Anterior Anterior

GUIA DE COMO SE VESTIR