29.11.16

A IMPORTÂNCIA DO FILME TRAINSPOTTING PARA A CENA ELETRÔNICA NA DÉCADA DE 90

author photo
O filme dirigido pelo britânico Danny Boyle ganhará sequencia com previsão de lançamento em fevereiro de 2017


Lá em 1996 o cineasta e produtor britânico Danny Boyle lançava o polêmico filme “Trainspotting”, baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, que se tornaria um clássico até hoje reverenciado pela critica e fãs, que já foi eleito pelo The New York Times como um dos 1000 melhores filmes produzidos em toda a história cinematográfica


Em “Trainspotting” não é apenas a narrativa que chama a atenção, mas a trilha sonora foi uma importante figura na história, que relata a vida de viciados em heroína que vivem num subúrbio de Edimburgo, Escócia. A cena clubber no Reino Unido ganhava o mundo e ela influenciou muitos jovens, principalmente os americanos, que já ouviam a cena Techno em espaços undergrounds e a partir daquela estreia viram as pistas saírem dos submundos e ganhar força, fazendo explodir a música eletrônica.

O filme ajudou a marcar uma grande transição musical que vinha acontecendo no Reino Unido com a passagem do acid house para a então agitação progressiva marcada pela - também hoje clássica - “Born Slippy (Nuxx)” do duo inglês Underworld, lançada oficialmente também naquele ano, e que seria responsável por determinar o Techno futurista. 


O álbum de estreia do Chemical Brothers, “Exit Planet Dust”, de 1995, e Björk com “Post”, também de 95, já mostravam que toda uma nova sonoridade vinha sendo incorporada pela música eletrônica, “Born Slippy (Nuxx)” foi apenas a explosão disso tudo para a grande massa.



Passado 20 anos Danny Boyle resolveu mergulhar novamente naquele universo obscuro com “T2: Trainspotting”, com previsão de ser lançado em fevereiro de 2017. A continuação, baseada em "Pornô", livro escrito por Irvine Welsh em 2002, traz uma visão, com citações até das redes sociais, para os novos vícios dos jovens e apresenta o elenco original, composto por Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller e Robert Carlyle nos papéis de Renton, Spud, Sick Boy e Begbie. Claro, que “Born Slippy (Nuxx)” já surge no primeiro trailer do filme... 


'Escolha a vida. Escolha o Facebook, Twitter, Instagram e a esperança de que alguém, em algum lugar, se importe."

Quem está ansioso?

0 comentários


EmoticonEmoticon

Proxima Proxima
Anterior Anterior

GUIA DE COMO SE VESTIR